fbpx
19 de setembro de 2021

Nuvens Jovianas de Alta Altitude

Essa imagem captura uma formação de nuvens de alta altitude circundada por padrões de redemoinhos na atmosfera da região do chamado Cinturão Temperado Norte Norte de Júpiter.

O Cinturão Temperado Norte Norte de Júpiter é uma das muitas bandas coloridas de nuvens que se movimentam na atmosfera de Júpiter. Os cientistas têm imaginado por décadas até qual profundidade essas bandas se estendem. Medidas gravimétricas, realizadas pela sonda Juno durante seus sobrevoos do planeta já forneceram essas respostas. A Juno descobriu essa bandas atmosféricas na verdade penetram bem profundo no planeta, chegando a uma profundidade de aproximadamente 3000 quilômetros.

A sonda Juno da NASA fez essa imagem em cor realçada no dia 16 de Julho de 2018, às 2:11, hora de Brasília, enquanto a sonda realizava seu décimo quarto sobrevoo de Júpiter. No momento da passagem, a sonda Juno estava a cerca de 6200 quilômetros acima do topo das nuvens do planeta, na latitude de 36 graus.

O cientista cidadão Jason Major, criou essa imagem usando os dados do imageador da sonda, a chamada JunoCam.

As imagens brutas da JunoCam estão disponíveis para que qualquer um possa processá-las. O site para baixar as imagens é:

https://missionjuno.swri.edu/junocam/

Mais informações sobre a Juno podem ser encontradas em:

https://www.nasa.gov/juno e http://missionjuno.swri.edu.

Créditos da Imagem: NASA/JPL-Caltech/SwRI/MSSS/Jason Major

Fonte:

[https://www.nasa.gov/image-feature/jpl/high-altitude-jovian-clouds]

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo