fbpx

Novo Sistema de Laser Interplanetário Poderia Atingir Marte ou Júpiter

observatory_15010585Marte ou Júpiter podem não estar tão longe quando você pensa.

Um novo sistema laser, desenvolvido no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA no Instituto de Tecnologia da Califórnia, pode agora varrer distâncias interplanetárias e fazer sua marca dentro de um espaço de um milímetro.

Como o vídeo acima explica, isso significa que o sistema tem capacidade de atingir Marte, ou até mesmo Júpiter.

O sistema de laser avançado usa transceptores ativos (transceptores são dispositivos que combina um transmissor e um receptor, utilizando um circuito comum para ambas as funções), significando que ativos, transceptores sincronizados na Terra e no espaço podem enviar e receber pulsos lasers, fazendo deles facilmente detectáveis e poderosos. Os pulsos são identificados por seus tempos de chegada e saída, o tempo de percurso dos pulsos entre os transmissores informam a distância entre eles.

Atualmente, a maior parte dos cientistas usa um método laser conhecido como varredura passiva onde a luz e refletida. Esse método somente funciona a pequenas distâncias, como a Lua, que está a aproximadamente 350000 quilômetros de distância da Terra. Em comparação, Marte é algo bem mais longe.

O novo sistema laser não emprega lasers mais fortes, ao invés disso ele expande a variação do laser com os transceptores ativos. Kevin M. Birnbaum, um cientista envolvido no projeto, disse, “Lasers disponíveis comercialmente têm energia de pulso suficiente. A chave é ter um receptor muito sensível e um método para registrar o sinal de fótons e separá-lo de toda a luz de fundo”.

Até agora o sistema só foi testado na Terra, mas os cientistas esperam testar o laser em distâncias maiores num futuro próximo.

Mas se o sistema funcionar, os lasers poderiam ser usados numa grande variedade de testes físicos para ajudar a determinar a velocidade com a qual o universo está se expandindo ou endereçar a possibilidade de outras dimensões. Eles poderiam até mesmo ser usados para responder a uma antiga questão se o núcleo de Marte é sólido ou líquido.

As possibilidades do novos sistema de laser são vastas, ele poderia se tornar uma ferramenta de pesquisa indispensável.

Fonte:

http://mashable.com/2013/07/18/laser-mars-jupiter/

alma_modificado_rodape10585

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo