Novo Instrumento de Infravermelho Para Buscar Planetas Habitáveis É Instalado no Telescópio Subaru

Um novo instrumento para pesquisar planetas possivelmente habitáveis entrou em operação no Telescópio Subaru. Esse instrumento, o IRD, InfraRed Doppler, irá buscar por planetas habitáveis ao redor de estrelas do tipo anãs vermelhas. Os astrônomos têm a esperança que investigações dessas pequenas, mas numerosas estrelas revelarão uma grande quantidade de novos planetas.

As anãs vermelhas são menores que o Sol e emitem a maior parte da sua energia no infravermelho. Mas pelo fato de serem menores, é mais fácil encontrar planetas ao seu redor. Também, na vizinhança ao redor do Sol, existem muitas estrelas do Tipo-M, um tipo de anã vermelha, prontas para serem estudadas. Com essa quantidade de estrelas, aumenta também a chance de se encontrar planetas potencialmente habitáveis.

Mas as anãs vermelhas são tão diferentes do Sol, que um novo instrumento foi necessário ser desenvolvido antes que a busca pelos planetas tivesse seu início. Os pesquisadores no NINS Astrobiology Center, do National Astronomical Observatory do Japão, da Universidade de Tóquio, criaram o IRD para observar a luz infravermelha que é emitida fortemente pelas estrelas do tipo anãs vermelhas. Combinado com o grande poder do Subaru de adquirir luz das estrelas, o IRD irá permitir que os astrônomos busquem por centenas de estrelas procurando nelas planetas.

Uma nova tecnologia, conhecida como pente de frequência laser, fornece uma régua padrão para medir o movimento da linha de visada de uma estrela num intervalo de poucos metros por segundo. Observando esse movimento por efeitos causados por planetas ao redor da estrela pode revelar não somente a presença de um planeta, mas também suas características, como a sua massa, e a distância que esse planeta fica da estrela. Comparando essa informação com modelos, os pesquisadores podem escolher os planetas mais interessantes, para observações subsequentes.

O IRD passou com sucesso por observações de teste esse ano e estará disponível para ser usado amplamente pela comunidade astronômica a partir de Agosto de 2018.

IRD had successful test observations earlier this year and will be available to the world-wide astronomical community starting from August 2018

Fonte:

[https://www.astrobio.net/alien-life/new-ir-instrument-searches-for-habitable-planets/]

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.