NGC 5861 – Uma Galáxia Com 2 Supernovas

Localizada a aproximadamente 85 milhões de anos-luz de distância da Terra, na constelação de Libra, está a bela galáxia NGC 5861, essa aí, que foi registrada pelo Telescópio Espacial Hubble, das agências espaciais NASA e ESA.

A NGC 5861 é uma galáxia espiral intermediária. Os astrônomos classificam a maioria das galáxias pela sua morfologia. Por exemplo, a Via Láctea, é uma galáxia espiral barrada. Uma galáxia espiral intermediária, tem uma forma entre uma galáxia espiral barrada, onde parece ter uma barra central de estrelas, e uma não barrada, sem a barra central de estrelas.

Duas supernovas, a SN1971D e a SN2017erp, foram observadas nessa galáxia. Supernovas são explosões poderosas e luminosas, que podem iluminar o céu noturno. A supernova mais brilhante que se tem conhecimento até hoje é a SN 1006. Ela brilhou 16 vezes mais que o planeta Vênus de 30 de abril até 1 de maio do ano 1006 d.C.

Crédito:

ESA/Hubble & NASA, A. Riess et al.

Fonte:

https://spacetelescope.org/images/potw2019a/

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.