NGC 2985 – Uma Bela Galáxia Espiral

As galáxias no universo aparecem em diversas formas e tamanhos. Um dos principais tipos de galáxias que nós observamos no universo são as galáxias espirais, como pode ser demonstrado nessa bela imagem feita pelo Hubble da NGC 2985. A NGC 2985 está localizada a aproximadamente 70 milhões de anos-luz de distância do Sistema Solar, na constelação da Ursa Maior.

A intrincada e quase perfeita simetria aqui mostrada revela a incrível complexidade da NGC 2985. Vários braços espiralados se esticam ao girar ao redor do núcleo brilhante da galáxia, desaparecendo e dissipando lentamente até que essas estruturas majestosas desaparecem no vazio do espaço intergaláctico, trazendo um belo final ao seu esplendor estrelado.

Ao longo do tempo, as galáxias espirais tendem a colidir com outras galáxias, muitas vezes resultando em fusões. Esses eventos de coalescência misturam as estruturas sinuosas das galáxias originais, suavizando e arredondando sua forma. Esses objetos possuem uma beleza própria, distinta das galáxias espirais de onde vieram.

Crédito:

ESA/Hubble & NASA, L. Ho

Fonte:

https://spacetelescope.org/images/potw1928a/

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.