fbpx

NGC 2758: Uma Bela Galáxia Espiral em Hydra


A pequena galáxia espiral NGC 2758 é registrada em grande detalhe nessa imagem feita pela Advanced Camera for Surveys a bordo do Telescópio Espacial Hubble das agências espaciais NASA e ESA. Essa galáxia foi observada pela primeira vez pelo astrônomo americano Frank Muller, no Observatório McCormick na Virginia nos anos de 1880. Essa galáxia localiza-se na constelação de Hydra, a Serpente do Mar, a maior e mais longa constelação céu. Essa imagem bem nítida do Hubble mostra muitas das estrelas brilhantes e azuis dentro dos braços espirais perdidos da galáxia, bem como uma brilhante galáxia anã companheira na parte superior esquerda da imagem. Muitas outras galáxias mais distantes podem ser observadas no plano de fundo dessa imagem do Hubble.

A NGC 2758 é um belo exemplo de uma galáxia espiral que está localizada perto o suficiente para que a sua estrutura possa ser vista em detalhe. Nesse caso, as imagens do Hubble foram obtidas como parte de um estudo sobre os componentes do bulbo central da galáxia e como eles se formam e desenvolvem.

Essa imagem foi criada a partir de imagens obtidas pela ACS do Hubble através dos filtros azul, o F435W e o filtro do infravermelho próximo, o F814W. O tempo de exposição usado foi de 1050 s para cada filtro e o campo de visão é de 3.4 arcos de minuto de diâmetro.

Fonte:

http://www.spacetelescope.org/images/potw1009a/


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .