fbpx

NGC 2275 – Uma Galáxia Espiral Floculenta

O padrão espiral mostrado pela galáxia, nessa bela imagem feita pelo Telescópio Espacial Hubble, das Agências Espaciais, NASA e ESA é impressionante pois apresenta uma natureza delicada e plumada. Esses braços espirais “floculentos” indicam que a recente história de formação de estrelas da galáxia, conhecida como NGC 2775, tem estado relativamente quieta. Virtualmente, nenhuma estrela está se formando na parte central da galáxia, que é dominada por um bulbo galáctico relativamente vazio e incomumente grande, onde todo o gás foi convertido em estrelas, a muito tempo atrás.

A NGC 2275 é classificada como uma galáxia espiral floculenta, e está localizada a cerca de 67 milhões de anos-luz de distância da Terra, na constelação de Cancer.

Milhões de estrelas azuis, jovens e brilhantes, brilham nos complexos braços espirais entrelaçados com faixas escuras de poeira. Os astrônomos acreditam que complexos dessas estrelas quentes e azuis sejam os responsáveis por desencadear a formação de estrelas em nuvens de gás próximas. O padrão geral floculento da braços espirais são então formados pelo cisalhamento das nuvens de gás, à medida que a galáxia gira. A natureza espiral dos flocos contrasta com o padrão espiral perfeito da galáxia que possui braços muito bem definidos.

Crédito:

ESA/Hubble & NASA, J. Lee and the PHANGS-HST Team
Acknowledgement: Judy Schmidt (Geckzilla)

Fonte:

https://www.spacetelescope.org/images/potw2026a/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .