fbpx

NGC 2207 e IC 2163: Galáxias Fazem Dança Cósmica Antes da Fusão Completa


Nessa imagem, duas galáxias espirais, parecidas com a Via Láctea, participam de uma dança cósmica, que, em alguns bilhões de anos, terminará com a completa fusão entre as galáxias, as duas galáxias se tornarão uma única galáxia grandiosa.

Localizada a aproximadamente 150 milhões de anos-luz de distância na constelação de Canis Major, o Grande Cachorro, a NGC 2207, a maior das duas galáxias do par, e a sua companheira, a IC 2163, formam essa dupla impressionante. O astrônomo inglês John Herschel foi quem descobriu esse par de galáxias no ano de 1835.

A atração gravitacional fatal da NGC 2207 já está tendo efeitos na sua companheira menor, distorcendo a forma da IC 2163 e arrancando dela estrelas e gás em longas correntes que se estendem por mais de 100000 anos-luz. O espaço entre as estrelas individuais é tão vasto, contudo, que quando essas galáxias colidem, virtualmente nenhuma estrela que as constituem se chocam entre si.

Essa imagem foi capturada com o instrumento chamado de Faint Object Spectrograph Camera, ou EFOSC2 do ESO através de filtros de banda larga B, V e R. O EFOSC2 tem um campo de visão de 4.1 x 4.1 arcos de minuto e fica acoplado ao telescópio de 3.6 metros de diâmetro localizado no Observatório de La Silla do ESO no Chile.

Fonte:

http://www.eso.org/public/images/ngc2207/


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .