NGC 1947 – A Galáxia Que Está Se Apagando Com o Tempo

A imagem acima mostra uma galáxia classificada como lenticular, ela se chama NGC 1947, e ela é bem incomum, ela perdeu quase todo o gás e a poeira dos seus braços espirais, que normalmente orbitam o centro das galáxias espirais. Essa galáxia foi descoberta a quase 200 anos atrás por James Dunlop, um astrônomo escocês que estudou o céu desde a Austrália. A NGC 1947 só pode ser vista no hemisfério sul da Terra, pois está na constelação de Dorado.

Essa galáxia está localizada a aproximadamente 40 milhões de anos-luz da Terra. A estrutura da galáxia na imagem é mostrada de forma retroiluminada, onde aparecem as partes remanescentes do gás e do disco de poeira de forma bem apagada com milhões de estrelas. A foto foi feita pelo Telescópio Espacial Hubble e na imagem podem ser vistas também as partes remanescentes dos braços espirais, com finos filamentos de gás escuro circulando a galáxia. A galáxia não possui mais a maior parte do material bruto usado para formar estrelas, e é bem provável que não exista mais o nascimento de muitas estrelas nessa galáxia, assim, o destino da galáxia será ir se apagando com o passar do tempo.

Crédito:

ESA/Hubble & NASA, D. Rosario