fbpx

NGC 1579: A Nebulosa Trífida do Norte

A colorida NGC 1579 lembra muito outra nebulosa muito mais bem conhecida, a Trífida, mas essa se localiza muito mais ao norte no céu da Terra, na heroica constelação de Perseus. Localizada a aproximadamente 2100 anos-luz de distância e com aproximadamente 3 anos-luz de diâmetro, a NGC 1579 é, como a Trífida, um estudo em contrastante cores azul e vermelha, com linhas escuras de poeira proeminentes na região central da nebulosa. Em ambas, a poeira reflete a luz das estrelas produzindo assim a bela nebulosidade azul de reflexão. Mas, diferente da Trífida, na NGC 1579, o brilho avermelhado não vem da emissão de nuvens de gás hidrogênio brilhante excitado pela luz ultravioleta de uma estrela quente próxima. Ao invés disso, a poeira na NGC 1579 drasticamente diminui, fica avermelhado e espalha a luz de uma estrela extremamente jovem e massiva mergulhada em seu interior, que por si só é uma forte emissora de luz hidrogênio alfa caracteristicamente vermelha.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap120309.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.