NGC 1275 Registrada Pelo Hubble em Todo o Seu Brilho

Essa imagem feita pelo Telescópio Espacial Hubble da galáxia NGC 1275 revela revelam as finas estruturas filamentares parecidas com corda no gás que circunda a galáxia. Os filamento vermelhos são compostos de gás frio sendo suspenso por um campo magnético e são circundados por um gás quente com temperatura de 100 milhões de graus Fahrenheit no centro do aglomerado de galáxias Perseus.

Os filamentos são marcadores de resposta dos processos pelos quais a energia é transformada desde um buraco negro supermassivo central até o gás circundante. Os filamentos se originam quando o gás frio é transportado do centro da galáxia por bolhas de rádio que nascem no gás quente interestelar.

Localizada a uma distância de 230 milhões de anos-luz da Terra, a NGC 1275 é uma das galáxias elípticas gigantes mais próximas da Terra e localiza-se no centro do aglomerado de galáxias Perseus.

A galáxia foi fotografada em Julho e Agosto de 2006 pela Advanced Camera for Surveys do Telescópio Espacial Hubble.

Fonte:

http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_1833.html

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo