fbpx

NASA Revela o Primeiro Vídeo Com Imagens de Radar Feitas do Asteroide 2012 DA14

asteroid-2012-da14-radar-composite

observatory_150105A NASA revelou o primeiro vídeo que mostra as imagens de radar feitas do sobrevoo do asteroide 2012 DA14, uma rocha espacial com tamanho igual à metade do comprimento de um campo de futebol e que passou raspando pela Terra, na última semana.

O novo vídeo do sobrevoo do asteroide, mostra o 2012 DA14 se afastando da Terra durante o fim de semana. O asteroide passou perto da Terra na última sexta-feira, dia 15 de Fevereiro de 2013, quando ele se aproximou do nosso planeta, ficando mais próximo de nós do que o cinturão de satélites de comunicação geossíncronos que circundam o nosso planeta.

Antes da passagem do asteroide na sexta-feira, os astrônomos suspeitavam que o 2012 DA14 tinha aproximadamente 45 metros de diâmetro. No seu ponto mais próximo da Terra, ele ficou a “apenas” 27000 km. Porém, apesar de raspado a Terra, para as escalas astronômicas, o asteroide nunca representou uma ameaça ao planeta Terra.

Com base nas novas observações de radar, os cientistas agora acreditam que o 2012 DA14 tenha aproximadamente 40 metros de largura no seu ponto mais largo.

O novo vídeo do asteroide foi feita combinando observações de radar do 2012 DA14 feitas pelo Deep Space Network da NASA, uma antena de rádio, localizada em Goldstone, na Califórnia. A antena de 70 metros capturou 72 imagens do asteroide que estava a aproximadamente 120000 quilômetros de distância da Terra naquele momento, ou seja, durante a janela de observação na sexta e no sábado, dias 15 e 16 de Fevereiro de 2013. As imagens têm resolução de 4 metros por pixel.

“As imagens se espalham por oito horas da passagem do asteroide e mostram claramente a forma alongada do objeto enquanto ele realiza pelo menos uma volta completa”. Durante oito horas, o 2012 DA14 se moveu para cada vez mais longe da Terra até o ponto a uma distância aproximada de 314000 milhas.

Os astrônomos Lance Benner e Marina Brozovic do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA em Pasadena, na Califórnia, lideraram a campanha de observação via radar para a passagem do asteroide. Eles planejaram conduzir uma série de observações em 18, 19 e 20 de Fevereiro.

O asteroide 2012 DA14 foi descoberto em Setembro de 2012, pelo astrônomo amador no Observatório de La Sagra na Espanha. Seu sobrevvo próximo da Terra, foi determinado logo depois da sua descoberta.

Os cientistas da NASA e os astrônomos ao redor do mundo rastrearam o 2012 DA14 enquanto ele se aproximava da Terra no decorrer da última semana, com a agência espacial e alguns grupos públicos registrando a passagem da rocha por nós. Essa foi a passagem mais próxima da Terra de um asteroide tão grande quanto o 2012 DA14 que os astrônomos têm conhecimento.

O asteroide 2012 DA14 passou aproximadamente 8046 km mais próximo da Terra do que o local onde fica a frota de satélites de comunicação que orbitam a Terra de maneira geossíncrona a aproximadamente 36000 km acima do equador do planeta. A NASA fornece aos operadores dos satélites informações regulares sobre a posição do asteroide e à sua órbita em caso dos satélites terem sofrido algum tipo de desvio pela passagem da rocha espacial.

A NASA e uma rede cientistas ao redor do mundo de forma regular monitora o céu noturno por sinais de asteroides que poderiam representar uma ameaça de impacto para o nosso planeta.

Por coincidência, como todos sabem, no mesmo dia um meteoro com 17 metros de diâmetro explodiu sobre a Rússia poucas horas antes da passagem do 2012 DA14. A explosão do meteoro na Rússia feriu aproximadamente 1200 pessoas na região russa de Chelyabinsk, quebrando janelas e danificando milhares de construções na área.

Os cientistas da NASA dizem que a trajetória do meteoro era diferente da órbita do asteroide, e que os dois eventos não têm nenhuma relação. Subsequentes meteoros foram observados na região da Baía de San Francisco e em Miami e também não têm nenhuma relação com o asteroide 2012 DA14.

Fonte:

http://www.space.com/19862-asteroid-flyby-radar-video-2012-da14.html

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo