NASA Procura Ajuda Do Público Para Desenvolver Sensor Para Rover Que Pode Explorar Vênus

O Jet Propulsion Laboratory, o JPL, da NASA, em Pasadena, na Califórnia, sob um grant do programa NASA Innovative Advanced Concepts, está rodando um desafio público para desenvolver um sensor que evite obstáculos para um possível rover que no futuro pode explorar o planeta Vênus. O desafio se chama, Exploring Hell: Avoiding Obstacle on a Clockwork Rover, está procurando por desenvolvimentos públicos para um sensor que poderia ser incorporado no conceito do rover.

Vênus é um mundo extremo, com uma temperatura na superfície na casa dos 480 graus Celsius e uma pressão atmosférica 90 vezes maior que a da Terra, Vênus pode transformar chumbo em pó e esmagar um submarino nuclear com facilidade. Enquanto que muitas missões já visitaram o nosso planeta irmão, apenas uma dezena fez contato com a superfície de Vênus e rapidamente sucumbiu à grande pressão e temperatura.

A última sonda que tocou a superfície de Vênus, foi a sonda soviética Vega 2, que pousou em Vênus em 1985. Agora, os engenheiros e cientistas do JPL estão estudando designs de missão que possam sobreviver ao planeta infernal.

A Terra e Vênus são basicamente planetas irmãos, mas Vênus teve um ponto na sua história em que ele se tornou inóspito para a vida, como conhecemos. Pousando em Vênus e explorando o plaenta a partir do solo nós poderemos entender o que fez com que Vênus e a Terra se tornassem tão diferentes e podemos explorar um mundo localizado bem no nosso quintal.

Explorando e estudando diferentes unidades geológicas através da superfície do planeta será possível entender a sua evolução além, de podermos entender melhor o clima da Terra.

O rover AREE será movido pelo vento, e a ideia é que ele passe meses e não apenas minutos explorando Vênus. O AREE poderá coletar dados científicos de longo prazo o que é essencial para entender um planeta. À medida que o rover explora o planeta, ele também irá detectar obstáculos para a sua passagem, como rochas, terrenos inclinados entre outras coisas. E a NASA está buscando ajuda para desenvolver esse sensor. O desafio será incorporar no rover e poderá no final ser o mecanismo que ele utilizará para detectar e navegar através dos obstáculos em Vênus.

A dificuldade está em desenvolver um sensor que não tenha sistemas eletrônicos. O estado da arte atual da eletrônica que temos aguenta no máximo 121 graus Celsius, ou seja, facilmente iria sucumbir ao ambiente extremo de Vênus. É por isso que a NASA está buscando globalmente inventores que possam fornecer essa solução.

Essa é uma grande oportunidade para o público desenvolver um componente que pode um dia viajar para outro corpo celeste. A NASA reconhece que boas ideias podem vir de qualquer lugar e que competições premiadas são uma grande maneira de se engajar o público e mostrar que a exploração espacial pode ser feita literalmente por qualquer um.

Os participantes irão ganhar um prêmio de 15 mil dólares para o primeiro colocado, 10 mil dólares para o segundo colocado e 5 mil dólares para o terceiro colocado. O JPL está trabalhando com o NASA Tournament Lab para executar o desafio. O público pode enviar suas sugestões até 29 de Maio de 2020.

Quando se encara a navegação, de um dos ambientes terrestres mais desafiadores do Sistema Solar, é preciso pensar fora da caixa. E é por isso que a NASA precisa da criatividade dos makers, e dos inventores ao redor do mundo para ajudar nesse desafio.

Para mais informações e para entrar no desafio, acesse:

https://www.herox.com/VenusRover

O AREE está nos estágios iniciais de pesquisa financiada pelo NASA Innovative Advanced Concepts, ou NIAC. O NIAC é um programa que procura por inovações para futuras pesquisas espaciais, o que pode acontecer é que os conceitos que estão nesse estágio muito inicial, podem nunca se tornar realidade.

O NASA Tournament Lab é parte do NASA’s Prizes and Challenges, um programa rodado em conjunto com o STMD. O programa suporta o uso de competições públicas e ferramentas para avançar nos programas de P&D da NASA quando é necessário.

Para aprender mais sobre as oportunidade de como participar do programa espacial, acesse:

Learn more about opportunities to participate in your space program:

www.nasa.gov/solve

Fonte:

https://www.nasa.gov/feature/jpl/nasa-wants-your-help-designing-a-venus-rover-concept

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.