fbpx

NASA Lança Com Sucesso Missão GRAIL Rumo A Lua


Duas sondas idênticas já estão a caminho da Lua, após o lançamento com sucesso ocorrido no dia de hoje, 10 de Setembro de 2011. As duas sondas fazem parte da mais nova missão da NASA com destino à Lua, a missão GRAIL que terá como objetivo principal desvendar os mistérios da Lua que estão escondidos abaixo da sua superfície.

As duas sondas que fazem parte da missão GRAIL decolaram na manhã do dia 10 de Setembro, às 10:08, hora de Brasília, a bordo de um foguete Delta 2, desde a Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral na Flórida, depois que as condições meteorológicas atrasaram a missão por dois dias e chegaram a ameaçar o lançamento de hoje. A primeira tentativa de lançamento, aconteceu às 09:29, hora de Brasília, e foi abortada devido a fortes ventos de altitude, mas as condições meteorológicas melhoraram, e a agência conseguiu na segunda tentativa do dia lançar as sondas.

A missão GRAIL tem um custo de 496 milhões de dólares e a sigla GRAIL significa Gravity Recovery And Interior Laboratory. Essa missão estudará a Lua da crosta ao núcleo, e ajudará a mapear o campo gravitacional da Lua com detalhes nunca antes obtidos. A missão programada para durar 3 meses espera ajudar os cientistas a melhor entenderem a composição do satélite natural da Terra e a sua história de evolução, desde a sua formação há 4.6 bilhões de anos atrás.

“Nós já pesquisamos a gravidade da Lua anteriormente, contudo foram tentativas muito primitivas se comparadas com o que a missão GRAIL irá realizar”, disse Robert Fogel, cientista do programa GRAIL na sede da NASA em Washington, D.C.

Entender a origem da Lua, como ela evoluiu trará novas ideias sobre como os planetas rochosos do Sistema Solar interno se formaram, disse Maria Zuber, principal pesquisadora da GRAIL no MIT.

“Nós temos reconhecimento orbital da superfície, nós temos amostras da Lua que podemos analisar em laboratório na Terra”, disse Zuber. “O pedaço do quebra-cabeça que nos falta para tentar reconstruir a evolução lunar é entender o interior da Lua”.

As duas sondas, chamadas de GRAIL-A e GRAIL-B estão voando através de uma rota eficiente de energia para a Lua e espera-se que elas cheguem ao seu alvo no dia 1? de Janeiro de 2011.

As duas sondas então entrarão numa órbita conjunta ao redor da Lua. As duas sondas voarão separadas por uma distância entre 121 e 362 quilômetros. As sondas circularão a Lua a uma distância de 55 km acima da superfície.

Enquanto as sondas GRAIL se rastreiam ao redor da Lua, diferenças regionais no campo gravitacional da Lua farão com que as sondas reduzam sua velocidade, mudando assim a distância entre elas, explica Samir Asmar, cientista do projeto GRAIL no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA em Pasadena, na Califórnia.

Sinais de micro ondas serão emitidos, rebatidos e recebidos de volta entre as sondas GRAIL-A e a GRAIL-B, e esses sinais serão usados para medir a distância, o que ajudará os pesquisadores a construírem mapas precisos da gravidade da Lua. Os instrumentos a bordo das sondas GRAIL são tão precisos que eles serão capazes de calcular a distância entre elas num grau de precisão menor do que a largura de uma célula do sangue humano, disse Asmar.

Entender como a Lua se formou e se desenvolveu ajudará os cientistas a juntarem as pistas de como os grandes objetos no Sistema Solar interno se formaram.

“A Lua é um corpo fantástico… em termos de aprendizagem sobre o começo da vida dos planetas”, disse Zuber. “Ela é próxima e acessível, e preserva registros de como os planetas se pareciam no começo de suas vidas. Outros planetas no interior do Sistema Solar passaram pelo mesmo processo que a Lua passou”.

A missão GRAIL também deve trazer ao público imagens maravilhosas da Lua, e essas imagens obtidas com as câmeras especiais serão usadas para encorajar estudantes do ensino médio a participarem de expedições de ciências lunares juntamente com a missão GRAIL.

O projeto chamado de MoonKam, registrará imagens da superfície lunar para os estudantes na Terra, e será liderado pela ex-astronauta da NASA Sally Ride e pela sua empresa de educação Sally Ride Science. Como parte de seus esforços para atrair público para a missão GRAIL, a NASA convidou 150 fãs de Twitter para assistir o lançamento das sondas e compartilhar a experiência com o público por meio das redes sociais.

[nggallery id=29]

Fonte:

http://www.space.com/12871-nasa-moon-gravity-mission-grail-launch.html


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .