Imagem Mostra Mosaico de Dados Obtidos Pelo Instrumento VIR a bordo da Sonda Dawn

O mosaico acima mostra a localização onde os dados VIR foram adquiridos. VIR é a sigla para Visible and Infrared Spectrometer, um instrumento que viaja a bordo da sonda Dawn da NASA na órbita do asteroide Vesta. Esses dados foram adquiridos durante a fase HAMO, ou High Altitude Mapping Orbit da missão. O VIR pode imagear o Vesta em diferentes comprimentos de onda que vão desde o visível até o infravermelho. Esse mosaico mostra as imagens feitas no comprimento de onda de 550 nanômetros, que pertence à parte visível do espectro eletromagnético. Durante a fase HAMO da missão o VIR obteve mais de 4.6 milhões de espectros do Vesta. Fica claro nessa imagem que as observações feitas pelo VIR são muito distribuídas através do Vesta, o que resulta numa visão global das propriedades espectrais da superfície do Vesta.

A imagem acima mostra o hemisfério sul de Vesta (a parte inferior da imagem) e a região equatorial (parte superior da imagem). A sonda Dawn da NASA obteve essas imagens do VIR entre Setembro e Outubro de 2011. No momento da imagem a distância entre a sonda e o asteroide era de 700 quilômetros e a resolução da imagem é de 170 metros por pixel.

Fonte:

http://dawn.jpl.nasa.gov/multimedia/imageoftheday/image.asp?date=20120208

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.