fbpx
17 de setembro de 2021

Morte de Cometa Mergulhando no Sol É Registrada Pela Primeira Vez na História

A morte de um cometa que mergulho no Sol foi registrada na câmera de uma sonda pela primeira vez na história, dizem os cientistas.

O cometa encontrou seu destino incandescente no dia 6 de Julho de 2011, quando ele surgiu de trás do Sol e se derreteu até se chocar com a nossa estrela. Foi a sonda Solar Dynamics Observatory da NASA, uma sonda que orbita a Terra que testemunhou o fim de vida desse cometa.

Uma dos membros da equipe que trabalha com as imagens de alta definição da SDO disse que na verdade a sonda acompanhou o cometa mergulhando no Sol e se desintegrando por mais de 15 minutos no dia 6 de Julho de 2011, algo que nunca antes havia sido observado.

Cometas já foram registrados próximos do Sol antes, mas dessa vez foi possível observar seu desaparecimento em tempo real.

“Devido ao intenso calor e radiação, o cometa simplesmente evaporou por completo”, disseram os pesquisadores da SDO.

O cometa era de um tipo conhecido pelos astrônomos como um cometa rasante ao Sol pois sua órbita o leva uma distância extremamente próxima do Sol.

O Solar and Heliospheric Observatory (SOHO), uma missão conjunta entre a NASA e a ESA também registrou o final de vida do cometa e registrou um vídeo do evento.

“Esse é um dos mais brilhantes cometas rasantes ao Sol que o SOHO já identificou, similar ao cometa do natal de 1996”, disse o cientista de projeto do SOHO Bernhard Fleck.

Os pesquisadores do SOHO, disseram que devido ao ângulo da órbita do cometa, ele passou através da frente de metade do disco do Sol e apareceu brilhante à medida que as partículas ficavam mais quentes acima da superfície do Sol.

Cometas rasantes so Sol são relativamente comuns e também são conhecidos como cometa Kreutz, depois que o astrônomo Heinrich Kreutz no século 19 observou-os pela primeira vez.

Os astrônomos suspeitam que os cometas de Kreutz começaram como um único e gigantesco cometa que se quebrou em vários pedaços há alguns séculos atrás.

Fonte:

http://www.space.com/12250-comet-death-sun-photograph-spacecraft.html

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo