Missão de Imageamento Por Radar da NASA Viaja Para as Américas Central e Sul

dsc_0063_1_0


observatory_150105Essa foto dos vulcões na Guatemala foi feita desde a aeronave C-20A da NASA durante uma missão de imageamento de radar de ciência da Terra  de quatro semanas ocorrida sobre as Américas Central e do Sul. O vulcão cônico no centro é o Volcan de Agua. Os dois vulcões atrás dele, são, da direita para a esquerda o Volcan de Fuego e o Acatenango. O Volcan de Pacaya está em primeiro plano.

A missão de imageamento por radar começou no começo do mês de Abril de 2014, quando o C-20A partiu de sua base em Palmdale, na Califórnia, para coletar dados sobre os alvos na Costa do Golfo no sudeste dos EUA. A aeronave, uma versão modificada de um avião Gulfstream II, está carregando o instrumento conhecido como Unihabited Aerial Vehicle Synthetic Aperture Radar, ou UAVSAR da NASA numa base especializada. Desenvolvido pelo Laboratório de Propulsão a Jato da NASA em Pasadena, na Califórnia, o UAVSAR mede a deformação do solo sobre grandes áreas com uma precisão de 0.1 a 0.5 centímetros.

A missão está programada para levar a aeronave em 10 locais internacionais e nos EUA, incluindo a Costa do Golfo. A pesquisa realizada sobre essa campanha está cobrindo uma grande variedade de tópicos, incluindo vulcões, geleiras, estrutura das florestas, subsidência, entre outros. Ela também está coletando dados de vegetação para o desenvolvimento de um algoritmo de satélite. Os vulcões das América Central e Sul são de muito interesse pois eles podem representar uma ameaça para as populações que residem nas suas proximidades. Uma grande maioria de pesquisa será feita com foco no estudo da deformação dos vulcões, com muitas linhas de voo sendo linhas repetidas de pesquisas anteriores. A deformação da superfície frequentemente precede outros sinais de uma renovada atividade vulcânica.

Fonte:

http://www.nasa.gov/content/earth-science-radar-imaging-mission-travels-to-central-and-south-america/#.U1f0-fldV8E


alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.