Meteoro Cruza o Céu do Deserto

Criada à medida que o planeta Terra atravessa os detritos empoeirados do misterioso objeto parecido com asteroide conhecido como 3200 Phaethon, a chuva anual de meteoros Gemínidas  deve ser a última chuva de meteoros do ano de 2010. O pico dos Gemínidas está previsto para a noite entre 13 e 14 de Dezembro de 2010, mas é possível começar a observar os meteoros da chuva Gemínidas a partir do dia 12 de Dezembro. A melhor visão dessa chuva é após a meia noite em um céu escuro e sem Lua, com o radiante da chuva localizado na constelação de Gemini quando ela estará bem acima do horizonte – uma situação que favorece os observadores no hemisfério norte. Nesta imagem aqui reproduzida feita da chuva de meteoros Gemínidas de 2009 é possível ver um brilhante meteoro como um raio esverdeado cruzando o céu sobre o deserto de Mojave próximo a Barstow, na Califórnia, EUA. No plano de fundo é possível reconhecer as estrelas da constelação  Ursa Maior, que parece montar a moldura para a passagem do meteoro.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap101211.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.