Meteoritos de Mercúrio

Fonteyn_monochromebasemap


observatory_15010541A maior parte dos meteoritos são pedaços de asteroides. Cerca de 130 meteoritos têm tido suas origens relacionadas com o planeta Marte, e cerca de 200 meteoritos foram originados na Lua. Nenhum meteorito tem mostrado até o momento de forma convincente ter vindo de Mercúrio. Impactos que criaram os eventos em Mercúrio podem espalhar material na superfície, mas é muito difícil que esse material seja eliminado do planeta e chegue até a Terra, em comparação com o material que é expelido pela Lua e por Marte. Em 1995, Stan Love e Klaus Keil, publicou um estudo descrevendo as características prováveis de um meteorito mercuriano. Uma recente revisitação sobre os tópicos de meteoritos de Mercúrio, feita por Will Vaughan e Jim Head, apontaram que a dinâmica de ejeção estão em locais mais prováveis para as fontes de crateras em Mercúrio na região centrada em 90 graus e 270 graus de longitude leste.

A Cratera Fonteyn, mostrada acima, é uma estrutura de impacto com 29 quilômetros de diâmetro centrada em cerca de 33 graus de latitude norte e 95 graus de longitude leste, dentro da provável zona notada por Vaughan e Head. A Fonteyn tem um padrão assimétrico de raios brilhantes, sugerindo que ela se formou por meio de impacto oblíquo, que pode favorecer a ejeção de material a velocidades maiores do que a velocidade de escape. Poderia o impacto da Fonteyn ter lançado material que de alguma maneira poderia cair na Terra?

Esse mosaico é uma porção do mapa base morfológico de superfície de alta resolução do instrumento MDIS. O mapa base morfológico de superfície, cobre mais de 99% da superfície de Mercúrio com uma resolução média de 200 metros por pixel. As imagens adquiridas para o mapa base morfológico de superfície são obtidas com o Sol em ângulos fora da vertical (ou seja, ângulos de alta incidência) e tinham sombras visíveis que podem revelar claramente a forma topográfica das feições geológicas.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=2&gallery_id=2&image_id=1361


alma_modificado_rodape10531

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.