fbpx
30 de novembro de 2021

Meteorito Com 4.6 Bilhões de Anos É A Rocha Vulcânica Mais Velha Já Descoberta na Terra

A rocha vulcânica mais antiga que já foi descoberta na Terra pode nos ajudar a entender os blocos fundamentais da construção do nosso planeta. O meteorito que foi descoberto no deserto do Saara em 2020, data de apenas 2 milhões de anos depois da formação do nosso Sistema Solar, fazendo com que ele seja mais de um milhão de anos mais velho do que o meteorito mais antigo antes dele.

Esse pode ser o mais fantástico meteorito já encontrado na história da Terra. O meteorito se chama Erg Chech 002 ou EC 002, e quando foi analisando pela primeira vez, foi encontrado nele algo diferente, que nunca tinha sido encontrado em nenhum meteorito até então.

O meteorito é formado por um tipo de rocha conhecido como andesita, que aqui na Terra é a rocha encontrada nas zonas de subducção, ou seja, em áreas onde as placas tectônicas colidem e uma mergulha embaixo de outra, e esse tipo de rocha raramente é encontrada em meteoritos.

A maior parte dos meteoritos descobertos aqui na Terra são formados por basaltos, um tipo de rocha vulcânica. As análises da composição química desse novo meteorito mostra que ele estava derretido e foi solidificado a cerca de 4.6 bilhões de anos atrás.

Isso significa que o meteorito muito provavelmente foi parte de um antigo protoplaneta que se partiu no início da história do nosso Sistema Solar. Nenhum asteroide conhecido se parece com o EC 002, o que indica que quase nenhuma dessas relíquias existam por aí no Sistema Solar. Isso significa que quase todos se chocaram para formar os planetas.

Quando se chega perto do início do Sistema Solar é cada vez mais complicado se obter amostras. Essa provavelmente é uma das amostras mais antigas do nosso sistema.

A análise feita pelos pesquisadores mostrou que o magma que formou o meteorito EC 002 levou no mínimo 100 mil anos para esfriar e se solidificar depois que ele estava derretido, o que indica que era um magma bem viscoso. Mais estudos desse artefato do início do Sistema Solar serão feitos com o objetivo de nos ajudar a entender como os planetas, incluindo a Terra, se formaram.

Fonte:

https://www.newscientist.com/article/2270314-4-6-billion-year-old-meteorite-is-the-oldest-volcanic-rock-ever-found/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo