fbpx

Messier 2 – O Maior Dos Aglomerados Globulares

Aglomerados de estrelas são normalmente registrados por astrofotógrafos e também são alvos bem conhecidos para o Telescópio Espacial Hubble. Essas grande aglomerações de estrelas são objetos impressionantes, e nesse post, apresentamos para vocês, o Messier 2, que certamente não é uma exceção.

O Messier 2 está localizado na constelação de Aquarius, a cerca de 55 mil anos-luz de distância da Terra. Ele é um aglomerado globular de estrelas, um grupo esférico de estrelas todas elas unidas pela gravidade. Com um diâmetro de aproximadamente 175 anos-luz, uma população de 150 mil estrelas e com uma idade de aproximadamente 13 bilhões de anos, o Messier 2 é um dos maiores aglomerados desse tipo e um dos mais antigos associados com a nossa galáxia, a Via Láctea.

A maior parte da massa dos aglomerados está concentrada no seu centro, com estrela brilhantes se estendendo para fora dele. O Messier 2 é tão brilhante que pode ser visto até a olho nu, lógico que dependendo das condições de observação.

Crédito:

ESA/Hubble & NASA, G. Piotto et al.

Fonte:

https://www.spacetelescope.org/images/potw1913a/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo