Mesmo Fraca CME Que Atingiu a Terra Causou Distúrbios no Campo Geomagnético E Belas Auroras no Extremo Norte do Planeta

aurora_tournay_00

observatory_150105Uma pequena tempestade geomagnética encontra-se em progresso entre os dias 14 e 15 de Julho de 2013. A causa desse distúrbio é uma CME que varreu a Terra no dia 13 de Julho. O impacto da CME não foi violento, mas mesmo assim a CME foi capaz de alterar o campo geomagnético. Observadores nas altas latitudes do planeta devem estar em alerta para auroras.

aurora_tournay_02

Falando nelas, a imagem acima foi feita por Michel Tournay de James Bay, no Canadá, que estava fora de casa na noite do dia 14 de Julho de 2013 quando o céu começou a ficar verde como as árvores.

“O que começou como uma noite em que eu iria fazer imagens de raios, e imagens da noite normal, se transformou numa grande oportunidade para registrar as chamadas luzes do norte”, disse Tournay.

aurora_tournay_03

Os cientistas do NOAA que trabalham com as previsões de aurora, estimam em 50% a chance de tempestades polares geomagnéticas no dia 15 de Julho e uma grande chance de se observar as auroras mais uma vez, enquanto o efeito da CME ainda permanece ativo.

aurora_tournay_04

Fonte:

http://spaceweather.com/gallery/indiv_upload.php?upload_id=84341

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo