Mercúrio, Eu Vejo Suas Verdadeiras Cores Brilhando Intensamente

MASCS_MDIS_compare

observatory_150105A imagem acima apresenta quatro visões do hemisfério nordeste do planeta Mercúrio. Em cada painel, o canto inferior esquerdo está na coordenada 0ºN,0ºE e o canto superior direito está na coordenada 76ºN,171ºE. Boa parte da Bacia Caloris pode ser vista ao longo da borda direita de cada painel. O painel superior esquerdo é uma imagem monocromática da região, como observada pela câmera de grande angular no instrumento MDIS. Diferente do MDIS, que registra imagens da mesma forma que uma câmera digital, o instrumento MASCS captura muitos comprimentos de onda da luz de um único ponto na superfície por vez, criando um perfil espectral da superfície à medida que a sonda MESSENGER orbita Mercúrio. O instrumento MASCS/VIRS acumulou perfis suficientes de modo que a refletância na superfície possa ser interpolada para revelar os mesmos detalhes da superfície observados no mapa base do instrumento MDIS. O mapa interpolado é mostrado no painel inferior esquerdo da imagem acima.

Ambos os instrumento pesquisam a assinatura espectral das rochas na superfície de Mercúrio de diferentes maneiras, permitindo que os cientistas possam mapear as variações composicionais das rochas na superfície observando como a luz interagem com elas. A imagem superior direita apresenta a diversidade de cores observadas pelo MDIS filtrando a luz que é refletida  por Mercúrio nos comprimentos de onda discreto visível e no infravermelho, e o painel inferior direito apresenta a diversidade espectral observada pelo MASCS/VIRS mapeando alguns parâmetros que combinam os comprimentos de onda do visível e do ultravioleta. Apesar das feições da superfície mostrarem diferenças em cores no instrumento MDIS, existem mais variações na assinatura espectral quando a luz ultravioleta medida pelo instrumento MASCS/VIRS é visualizada.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=1182

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo