Medindo o Raio do Sol A Partir de Dados dos Trânsitos de Mercúrio de 2003 e 2006 Obtidos no Espaço

O instrumento chamado de Michelson Doppler Imager, ou MDI, que viaja a bordo da sonda Solar and Heliospheric Observatory, ou SHO, observou os trânsitos de Mercúrio em 7 de Maio de 2003 e em 8 de Novembro de 2006. O tempo de contato entre Mercúrio e o limbo solar tem sido usado desde o século 17 para derivar o tamanho do Sol, mas essa é a primeira vez que imagens de alta resolução e feitas do espaço, ou seja, acima da atmosfera da Terra foram usadas com essa finalidade. Diferente de outras medidas, pelo fato de estar acima da atmosfera da Terra essa técnica é completamente independente dos efeitos de distorção óptica. O verdadeiro raio do Sol ainda é uma questão de debate na literatura astronômica onde já foram encontradas diferenças de medidas de algumas dezenas de um arco de segundo, ou seja, aproximadamente 500 km. Essas diferenças se devem principalmente aos erros sistemáticos dos diferentes instrumentos e dos observadores já que as incertezas definidas para um único instrumento têm ordem de magnitude menor. A partir dos dados de trânsito obtidos pelo MDI e a partir da técnica utilizada e descrita no artigo abaixo, o Professor Emilio do Observatório Astronômico da Universidade de Ponta Grossa no Brasil, juntamente com seus colegas, Kuhn, Bush e Scholl das universidades do Havaí e de Stanford, encontraram um raio solar igual a 960″.12 +/- 0″.09, ou seja, 696342 +/- 65 km. Esse valor é consistente entre os trânsitos e consistente entre os diferentes ajustes do MDI realizados depois de se considerar efeitos sistemáticos. Leiam o artigo abaixo que vale a pena, além de ser muito interessante, mostra a pesquisa astronômica brasileira em grande estilo.

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.