Lar Doce Lar

Friday_October_18


observatory_1501053Lançada em 3 de Agosto de 2004, a trajetória da sonda MESSENGER fez com que ela passasse pela Terra, um ano depois para ganhar impulso gravitacional. A imagem acima foi feita em 2 de Agosto de 2005, enquanto a sonda MESSENGER se preparava para partir mais uma vez para o Sistema Solar interno. Na imagem da Terra, pode-se observar a margem oeste do continente sul americano (na parte inferior da imagem), o México (na parte superior) e a depressão tropical que se desenvolveria numa Tempestade Tropical no próximo dia (mais a direita).

Essa imagem do planeta Terra foi publicada com duas propostas principais. A primeira lembrar a incrível jornada da sonda MESSENGER desde o seu lançamento até se tornar a primeira sonda a orbitar o planeta Mercúrio. Mas essa imagem também reforça o conceito da planetologia comparativa – ou seja, a grande parte das coisas que nós sabemos hoje sobre a geologia de Mercúrio é baseada no que nós aprendemos estudando o nosso próprio lar. Se o planeta Mercúrio passou por uma deformação tectônica de larga escala, se teve toda uma nova superfície gerada por uma atividade vulcânica intensa, ou mesmo como os impactos moldaram sua superfície, a Terra, dá aos cientistas um conjunto de ferramentas necessário para que se possa entender a fundo o que acontece com o planeta mais próximo do Sol, do nosso Sistema Solar.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=1284


alma_modificado_rodape1055

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo