Lanças de Luz e Sombra Identificadas na Lua

A superfície da Lua é formada simplesmente por altos e baixos, com a justaposição entre as estruturas criando a topografia do satélite. A variação na elevação e no azimute da iluminação permite que observemos uma constante mudança nos padrões de sombra. Nessa imagem, aqui reproduzida, o astrônomo amador que a registrou conseguiu capturar estruturas semelhantes a lanças, de luz e sombra que nos contam sobre os pontos altos e baixos locais. Como uma lâmina, pode-se observar no interior da cratera inferior na imagem, a Cratera Walther, uma sombra que a atravessa sendo projetada pelo pico central presente na cratera. A não ser que o pico não esteja centrado na cratera, o cume é menor do que realmente parece. Uma lâmina negativa de luz, ilumina uma parte do assoalho sul da Cratera Purbach (localizada no canto superior esquerdo da imagem). A topografia é enganosa existe uma pequena indicação de que a Cratera Purbach tem um ponto inferior na porção sudeste de seu anel o aumento da longa sombra revela que ele deve realmente existir. Olhando de volta para a parte inferior da imagem no anel oeste da Cratera Walther é possível ver uma lâmina de luz sem corte. Neste caso a seção larga do anel é baixa então não se pode identificar claramente o formato tradicional em V da área iluminada, mas sim o que se vê é uma parte iluminada como se fosse um pedaço de torta. Essa é outra magia que se esconde no nosso satélite, com a variação da posição do Sol e com as estruturas presentes no nosso satélite é possível descobrir muito sobre feições que as vezes estão escondidas.

Fonte:

http://lpod.wikispaces.com/January+2,+2011

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.