fbpx
14 de novembro de 2024

Indo Para o Sul: A História Do ESO

Para comemorar os 50 anos do ESO em Outubro de 2012, a instituição está lançando oito ESOcasts especiais, cada capítulo faz parte do filme Europe to the Stars – ESO’s First 50 Years of Exploring the Southern Sky.

Esse primeiro episódio especial, intitulado Going South, descreve o nascimento do ESO e em particular por que os astrônomos dos países europeus decidiram explorar o céu do hemisfério sul instalando observatórios astronômicos no Chile.

Até 50 anos atrás, quase todos os maiores telescópios da Terra estavam localizados na porção norte da Terra acima do equador. Contudo, os astrônomos rapidamente perceberam a importância de explorar os céus do hemisfério sul. Por exemplo, o centro da Via Láctea, nossa galáxia natal, dificilmente é vista do hemisfério norte, mas no hemisfério sul ela se apresenta de maneira espetacular. Outros importantes objetos são as Nuvens de Magalhães, duas pequenas galáxias companheiras da Via Láctea, que não podem ser observadas da Europa, mas que se apresentam numa posição muito favorável ao sul do equador. Com a vinda dos astrônomos para a parte sul do planeta ajudou também a evitar a poluição luminosa e as terríveis condições climáticas que dominam as cidades da Europa.

Esse episódio descreve o importante passo na criação do ESO, desde uma reunião inicial durante um cruzeiro na Holanda em Junho de 1953, quando os astrônomos Walter Baade e Jan Oort disseram aos colegas sobre seus planos para a construção de um Observatório Europeu no hemisfério sul, até a assinatura da convenção do ESO em 5 de Outubro de 1962 pelos países europeus, Bélgica, Alemanha, França, Holanda e Suécia.

Assista ao episódio e aprenda mais sobre como, há cinquenta anos atrás, a Europa embarcou na grande viagem da descoberta cósmica.

Fonte:

http://www.eso.org/public/announcements/ann12021/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo