Incêndios ao Pôr-do-Sol Alteram a Cor do Céu

Há alguns anos o estado americano de Idaho foi assolado por uma verdadeira temporada de incêndios. A foto acima, aqui reproduzida, foi feita desde as crateras localizadas no Moon National Monument e mostra claramente como os aerossóis e a fumaça produzida pelos incêndios próximos podem adicionar cores diferentes ao pôr-do-Sol. A fumaça surge por trás da cadeia de montanha e é carregada por ventos em níveis elevados. Quando a luz emitida pelo Sol se pondo é filtrada através da fumaça nós podemos ver as cores vermelha, laranja e amarela, por outro lado a nuvem é cinza. As partículas da fumaça são do tamanho certo (um pouco maiores que as moléculas de ar) para dispersar os comprimentos de ondas mais curtos da luz (cores azul e verde) da nossa visão. Durante o nascer e o pôr do Sol, esse efeito de avermelhamento é realçado  pela passagem mais longa dos raios do Sol. Longe da fumaça, o céu está calmamente azul com poucas nuvens. Essa foto foi feita em 29 de Agosto de 2007.

Fonte:

http://epod.usra.edu/blog/2011/02/wildfires-and-sunsets.html

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.