fbpx

Impactos Oblíquos São Registrados em Cores na Superfície de Mercúrio

EW1008426114G.3band.mapped


observatory_150105Essa imagem da região equatorial de mercúrio mostra algumas crateras sem nome e parte da cratera Chiang K’ui no canto noroeste da imagem. Uma cratera alongada com uma cadeia central é encontrada na parte intermediária inferior da cena. Crateras alongadas de impacto se formam quando um asteroide ou cometa atinge um planeta com um baixo ângulo, com relação a horizontal. Bem no centro da imagem está uma cratera brilhante com um sistema de raios assimétricos, que também é diagnóstico de um impacto de baixo ângulo.

A imagem acima foi adquirida como parte do conjunto de imagens planejadas de alta resolução de 11 cores. Adquirir imagens de alvos em 11 cores é uma nova campanha que começou em Março de 2013 e que utiliza todos os 11 filtros coloridos de banda curta da câmera WAC. Devido a grande quantidade de dados envolvidos, somente feições com interesse científico especial são planejadas para serem adquiridas em todas as 11 cores.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=1219


alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo