Imagens em Ângulos Favoráveis Permitem Que Seja Possível Analisar De Forma Precisa As Paredes Das Crateras Lunares

Uma forte libração nos deixa espiar um pouco o lado escuro da Lua e faz com que algumas cratera rodem em direção a Terra permitindo que seja possível ver mais de seus interiores. Mas como a imagem acima, aqui apresentada, mostrando a cratera Humboldt, deixa claro que mesmo uma libração não favorável pode também mostrar um perfil das paredes da cratera. Nessa imagem é possível ver paredes como escarpas à direita sem exagero vertical e assim notar que ela é realmente uma feição imponente. De fato ela seria um grande obstáculo se você estivesse no interior da cratera e precisasse passar por ali para sair. Mas a parede esquerda é mais baixa e a parede entre elas é mais baixa ainda e provavelmente cheia de passagens que permitiriam entrar e sair da cratera. Uma perspectiva oblíqua em outra direção apresentada abaixo, mostra que a parte baixa está localizada onde a Cratera Humboldt se sobrepõem a uma cratera pré-existente. A variação da altura das paredes e as formas demonstram  que as paredes das crateras são um dos temas mais complexos e que sobrevivem por meio de hipóteses mas que nunca será possível explicar cada detalhe das estruturas de anéis das crateras. Isso nos lembra, por exemplo, a conclusão de um vulcanólogo que observou a construção de um cone vulcânico por toda a sua vida. Ele disse que existiam muito eventos, grandes e pequenos que contribuíam para o desenvolvimento do cone e que não era possível deduzir exatamente como o cone se formou se alguém não ficasse ali observando a sua geração e mesmo você olhando, entender a sua geração é ainda assim muito difícil.

Fonte:

http://lpod.wikispaces.com/February+15,+2011

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.