fbpx
23 de fevereiro de 2024

Imagem Mostra Radargrama da Região Polar de Marte Gerado Por Instrumento da Sonda Mars Express


O painel superior da imagem acima é um radargrama obtido pelo equipamento conhecido como Mars Advanced Radar for Subsurface and Ionospheric Sounding, ou MARSIS, e mostra dados obtidos da subsuperfície do planeta Marte na região rica em gelo do platô polar de Marte. Esse radargrama mostra camadas detectadas a uma profundidade aproximada de 2.7 quilômetros abaixo da superfície numa extensão de aproximadamente 1500 quilômetros. Uma unidade basal de material congelado rico em areia e em poeira compreende mais da metade de todo o platô polar nesse perfil de radargrama. Sua base pode ser traçada desde abaixo do Olympia Undae à esquerda, passando por toda a acumulação polar até a margem do Rupes Tenuis à direita, onde não existe a sobreposição de depósitos de camadas do polo norte, ou NPLD. A dimensão vertical do perfil é dada em tempo, e registra o tempo de trânsito do sinal do radar, da fonte até atingir as camadas em subsuperfície e retornar ao sensor. A aparente curvatura da fronteira inferior da unidade basal no centro da imagem, é de fato um artefato gerado pela diminuição de velocidade de propagação da onda de rádio no material congelado. De fato essa borda inferior é praticamente plana.

O painel inferior da imagem acima mostra a passagem descrita pela sonda enquanto obtinha os dados de radar. A linha branca que indica a passagem da sonda é sobreposta a um mapa topográfico derivado do Mars Orbiter Laser Altimeter. A variação de relevo total nessa região, desde o ponto mais alto até o ponto mais baixo é de 2.7 quilômetros.

O MARSIS é um instrumento da sonda Mars Express da Agência Espacial Europeia (ESA). O MARSIS foi desenvolvido na Universidade de Roma na Itália em parceria com o Laboratório de Propulsão a Jato da NASA em Pasadena na Califórnia. Já o instrumento que gerou o mapa topográfico, o Mars Orbiter Laser Altimeter voou a bordo da sonda da NASA Mars Global Surveyor.

Fonte:

http://photojournal.jpl.nasa.gov/catalog/PIA15117


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo