fbpx

Imagem Mostra o Noroeste da Europa Iluminado a Noite Como é Visto do Espaço


Algumas das cidades mais velhas do noroeste da Europa são destacadas nessa foto feita por um astronauta um pouco depois da meia noite, às 00:25 Hora de Greenwich no dia 10 e Agosto de 2011. Enquanto que a paisagem é marcada por pontos de luz de zonas urbanas individuais, as grandes áreas metropolitanas como Londres, Paris, Bruxelas e Amsterdã se destacam devido as suas imensas impressões luminosas. A área metropolitana de Milão também pode ser vista na parte superior direita da imagem. Enquanto cada uma dessas cidades é, ou já foi a capital de um reino, república ou império, Paris e Londres já foram capital dos três, Bruxelas vai ainda mais longe é a capital da União Europeia.

Essa fotografia feita direto da Estação Espacial Internacional (ISS) foi obtida com uma câmera com pequena lente, dando assim um campo de visão mais amplo. Para dar esse senso de escala, os centros das regiões metropolitanas de Londres e Paris estão afastados por 340 quilômetros. A imagem como pode-se notar é oblíqua, ou seja, foi feita para fora do ângulo da ISS o que tende a encurtar as feições na imagem. Um efeito disso, por exemplo, a distância entre Paris e Milão que é de 640 quilômetros aparece nessa imagem menor que a distância entre Paris e Londres.

Em contraste com a superfície da terra definida pelas luzes das cidades, o Canal Inglês apresenta uma aparência escura uniforme. De modo similar, os Alpes perto de Milão são também um grande vazio de luz. Enquanto boa parte da atmosfera estava clara no momento em que a imagem foi feita, as luzes de Bruxelas aparecem um pouco diminuídas pela presença de uma fina cobertura de nuvens.

Fonte:

http://earthobservatory.nasa.gov/IOTD/view.php?id=51892


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .