fbpx

Imagem Mostra o Aglomerado NGC 6231 Na Associação Sco OB


A constelação do Scorpius, ou o Escorpião é povoada com espetaculares grupos individuais de formação de estrelas. Se esses grupos possuem muitas estrelas quentes, e estrelas extremamente luminosas do Tipo-OB, eles são conhecidos como associações OB. Isso é mais que meramente um artifício de classificação que tenta trazer uma certa ordem para a aparente aleatoriedade da natureza, essa classificação identifica os locais de recente formação de estrelas, normalmente um grande grupo esparso de estrelas que tem uma forte influência nas suas imediações. As estrelas nesses grupos não estão na sua maioria unidas gravitacionalmente, mas estão se expandindo uma em relação as outras a partir de um centro comum, que presumidamente marca o seu local de nascimento.

Perto do centro da associação OB do Scorpius, está o aglomerado NGC 6231. Esse grupo de estrelas está gravitacionalmente unido e é muito jovem com uma idade aproximada de 3.5 milhões de anos. O aglomerado também é muito luminoso e a sua radiação e a da estrela ultra luminosa zeta-1 Scorppi (que não aparece nessa imagem, mas está localizada um grau ao sul da imagem) afeta um vasto volume do espaço fazendo com que nuvens negras e empoeiradas ganhem vida como nebulosas, como a da imagem abaixo. Não é nenhuma surpresa encontrar os nomes das associações OB ligadas às regiões mais espetaculares do céu, em Orion (a mais rica e próxima), em Carina, em Cygnus e em Pegasus.

Fonte:

http://www.aao.gov.au/images/captions/aat104.html


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .