fbpx

Imagem Mostra Meteoros da Chuva dos Draconídeos Sobre Belgrado

No dia 8 de Outubro de 2012, mais de 2000 meteoros por hora explodiram através dos céus da América do Norte e da Europa. Radares no Canadá e na Alemanha detectaram a explosão de meteoros da chamada Chuva dos Draconídeos, embora os observadores não tenham visto quase nada. Os meteoros na verdade eram muito apagados para serem observados pelos olhos do ser humano. Uma câmera de meteoros na Sérvia capturou a evidência visual da explosão dessa chuva.

A imagem acima mostra sete meteoros da chuva dos Draconídeos que foram observados sobre o Petnica Science Center no Instituto de Física em Belgrado. Eles eram na verdade como a ponta brilhante de um iceberg, marcando a presença de um fluxo de meteoros muito mais apagados mas muito mais numerosos. Os pesquisadores acreditam que essa explosão de meteoros ocorreu quando a Terra passou pela corrente de detritos empoeirados do Cometa 21P/Giacobini-Zinner, considerado o pai da chuva dos Draconídeos. Esa corrente de poeira cósmica em particular foi deixada ali quando o cometa passou pela órbita da Terra em 1959. A foto abaixo é uma imagem óptica da passagem do cometa nesse ano.

Fonte:

www.spaceweather.com

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .