Imagem Histórica Mostra o Local de Pouso da Sonda Phoenix em Marte em 2008

Para não dizer que não falei das flores, ou melhor de Marte, hoje, vou trazer aqui, esporadicamente algumas coisas históricas sobre a exploração do Planeta Vermelho. A imagem de hoje vem da já morta missão Phoenix e foi feita em Maio de 2008. Na realidade essa imagem mostra uma elipse azul que demarcava o local de pouso do Phoenix Mars Lander, um robô que explorou Marte e que fez grandes descobertas como poderá ser acompanhado por aqui. Esse local de pouso fica nas planícies árticas de Marte. A elipse tem 60 km de comprimento e 20 km de largura. Na época esperava-se que a sonda chegasse no centro da elipse.

Os dois pontos escuros que podem ser vistos na parte superior esquerda da elipse são dois montes de rochas conhecidos informalmente como A Colina, e possuem poucos metros de altura e mais de um quilômetro de diâmetro. A identificação circular bem marcada fora da elipse na parte superior direita é uma cratera de impacto conhecida como Heimdall, nome esse dado em homenagem ao protetor dos deuses na mitologia nórdica.

Fonte:

http://phoenix.lpl.arizona.edu/images.php?gID=624&cID=10

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.