fbpx

Imagem Feita Com a Câmera HiRISE da Sonda MRO Mostra Que o Núcleo Do Cometa Siding Spring É Menor do Que Se Pensava


PIA18618_ip


observatory_150105A câmera High Resolution Imaging Science Experiment, ou HiRISE, que viaja a bordo da sonda Mars Reconnaissance Orbiter, ou MRO, capturou imagens do cometa C/2013 A1 Siding Spring enquanto esse visitante passava pelo planeta Marte, no último domingo, dia 19 de Outubro de 2014, registrando assim informações sobre o seu núcleo.

As imagens são as visões de mais alta resolução já adquiridas de um cometa proveniente da Nuvem de Oort, região localizada nos confins do Sistema Solar. Outras sondas já se aproximaram e estudaram cometas, mas cometas de órbitas bem mais curtas. Esse sobrevoo do cometa por Marte forneceu a oportunidade de investigar esse tipo de objeto de perto.

As imagens de mais alta resolução do núcleo do cometa foram feitas a uma distância de cerca de 138000 quilômetros, com uma escala de 138 metros por pixel. Observadores usando telescópios tinham modelado o tamanho do núcleo do cometa em cerca de meia milha, ou perto de um quilômetro de diâmetro. Contudo, as melhores imagens obtidas pela câmera HiRISE mostram que somente dois dos três pixels presentes na feição mais brilhante, provavelmente pertence ao núcleo, sugerindo assim um tamanho menor do que a metade que se havia estimado.

Para mais informações sobre a câmera HiRISE, visitem:

http://hirise.lpl.arizona.edu

Para mais informações sobre a missão da Mars Reconnaissance Orbiter, visitem:

http://mars.nasa.gov/mro/

Para mais informações sobre o cometa Siding Spring incluindo outras imagens do cometa, visitem:

http://mars.jpl.nasa.gov/comets/sidingspring/

Fonte:

http://www.jpl.nasa.gov/news/news.php?feature=4349


alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo