fbpx

Imagem de Brilho Aparente e de Topografia da Cratera Licinia em Vesta

A imagem acima a esquerda foi feita pela câmera de enquadramento da sonda Dawn da NASA e mostra o brilho aparente da superfície do asteroide Vesta. Já a imagem da direita foi baseada na imagem de brilho aparente, porém foi colorida de modo que cada uma das cores representam as diferenças altitudes da topografia da região apresentada. A topografia ali representada foi calculada a partir de um conjunto de imagens que foram obtidas a partir de diferentes direções de observação. As áreas em branco e vermelho na imagem topográfica representam as regiões mais elevadas e as áreas em azul representam as regiões mais baixas. A cratera Licinia é a grande cratera localizada no centro da imagem. Na imagem topográfica, os contornos coloridos que representam a altura das feições são espaçados tanto ao redor como no interior da cratera, destacando assim a sua forma de bacia. A cratera Licinia tem um anel nítido com a borda recortada. Essa forma recortada foi provavelmente formada por material que caiu em direção ao centro da cratera com taxas diferentes. Na imagem de brilho aparente, listras lineares nas paredes da cratera são evidências do movimento de massa do material no centro da cratera. Esse material se amontoa no centro da cratera podendo formar as colinas de material nessa área. Existe também material mais suave no centro da cratera, que é levemente mais escuro do que o material ao redor. Existe também algum material brilhante ao redor do anel da cratera.

As imagens acima retratam uma região do asteroide Vesta localizada no Quadrante Floronia, no hemisfério norte do objeto. A sonda Dawn da NASA obteve a imagem de brilho aparente com sua câmera de enquadramento e através de seu filtro limpo no dia 11 de Outubro de 2011. A distância da sonda Dawn até a superfície do asteroide Vesta no momento em que a imagem foi adquirida era de 700 quilômetros. A resolução da imagem é de aproximadamente 70 metros por pixel. Essa imagem foi adquirida durante a fase HAMO, ou seja, High Altitude Mapping Orbit da missão da sonda Dawn em Vesta. Essas imagens foram projetadas em mapa usando a projeção Lambert-azimutal.

Fonte:

http://dawn.jpl.nasa.gov/multimedia/imageoftheday/image.asp?date=20120705

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .