fbpx
17 de setembro de 2021

Imagem da Sonda Juno Feita Em Setembro Mostra Que Júpiter Não Explodiu E Está Cada Vez Mais Lindo

Nuvens num jet stream Joviano, chamado de Jet N5, gira em forma de redemoinho no centro dessa imagem com cores realçadas da sonda Juno da NASA. Uma feição oval marrom, conhecida como “brown barge”, pode ser vista na região conhecida como Cinturão Temperado Norte Norte e aparece na parte superior esquerda da imagem.

Essa imagem foi feita, no dia 6 de Setembro de 2018, às 9:58, hora de Brasília, quando a sonda realizava sua décima quinta passagem por Júpiter. No momento da passagem, a Juno estava a 12300 quilômetros acima do topo das nuvens do planeta, acima da latitude aproxima de 52 graus.

Essa imagem mostra claramente que Júpiter não explodiu como alguns canais sensacionalistas estão divulgando por aí. Na ideia deles, Júpiter teria explodido em 25 de Maio de 2018, como essa imagem foi feita em Setembro está provado que Júpiter não explodiu.

Os cientistas cidadãos Brian Swift e Seán Doran criaram essa imagem usando dados do imageador da sonda conhecido como JunoCam. A imagem foi rotacionada em 90 graus para a direita com relação a imagem original.

As imagens brutas da JunoCam estão disponíveis para que o público possa baixar, processar e depois subir de volta no site. Essas imagens podem ser encontradas em:

https://missionjuno.swri.edu/junocam.

Mais informações sobre a Juno podem ser acessadas em:

https://www.nasa.gov/juno e https://missionjuno.swri.edu.

Créditos da Imagem: NASA/JPL-Caltech/SwRI/MSSS/Brian Swift/Seán Doran

Fonte:

https://www.nasa.gov/feature/jpl/jovian-swirls

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo