Imagem da Sonda Dawn Mostra Uma Grande Escarpa na Superfície do Asteroide Vesta

Essa imagem feita com a câmera de enquadramento da sonda Dawn mostra uma grande escarpa perto do polo sul do asteroide Vesta. Uma escarpa é um desfiladeiro ou um talude íngreme e que no caso acima cruza a imagem diagonalmente de cima a baixo. Essa escarpa foi identificada pela sombra escura que ela gera no lado esquerdo. Aproximadamente 25 quilômetros da escarpa pode ser visível na imagem acima, mas o seu comprimento total é muito mais do que isso pois ela se estende do topo até a parte inferior da imagem. O modelo da foram do asteroide Vesta é necessário para que se possa descobrir com precisão a altura da escarpa. O mecanismo de formação de escarpas em Vesta está atualmente sendo investigado. Existem muitas outras ondulações que também cortam a imagem de forma diagonal em ambos os lados da escarpa.

A imagem acima mostra uma região do asteroide Vesta localizada no chamado Quadrante Rheasilvia, perto do polo sul de Vesta. A sonda Dawn da NASA obteve essa imagem com sua câmera de enquadramento e através de seu filtro limpo no dia 8 de Abril de 2012. A distância entre a sonda Dawn e a superfície do asteroide Vesta no momento da imagem era de 241 quilômetros e a resolução da imagem é de 24 metros. A imagem acima foi adquirida durante a fase LAMO, ou seja, Low Altitude Mapping Orbit, da missão da sonda Dawn em Vesta.

Fonte:

http://dawn.jpl.nasa.gov/multimedia/imageoftheday/image.asp?date=20120605

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.