fbpx

Imagem da Sonda Dawn Mostra Interessantes Feições no Regolito do Vesta

A imagem acima feita pela câmera de enquadramento da sonda Dawn mostra ondulações lineares e cadeias no regolito do asteroide Vesta. Essas feições lineares geralmente cruzam diagonalmente a imagem da parte superior esquerda em direção à parte inferior direita. Elas tem menos de 1 quilômetro de largura e algumas têm comprimentos que se estendem por toda a imagem. As ondulações e cadeias não são perfeitamente lineares e a maior parte delas se curvam levemente em algumas áreas. Essas feições lineares se formaram nas partículas finas que cobrem a superfície do Vesta, conhecida como regolito. O regolito é razoavelmente fácil de ser identificado pois ele tem uma textura suave nas imagens feitas pela câmera de enquadramento. O regolito tem uma textura suave pois é feito de partículas finas, parecido com areia numa praia que parece suave quando observada à distância. A origem dessas ondulações e das cadeias está sendo investigada.

A imagem acima mostra uma região do Vesta localizada no Quadrante Tuccia, no hemisfério sul do asteroide. A sonda Dawn obteve essa imagem com a sua câmera de enquadramento e seu filtro limpo no dia 8 de Abril de 2012. A distância entre a sonda Dawn e a superfície do asteroide Vesta no momento da imagem era de 188 quilômetros e a imagem tem uma resolução de 17 metros por pixel. Essa imagem foi adquirida durante a fase LAMO, ou seja, Low Altitude Mapping Orbit, da missão da sonda Dawn em Vesta.

Fonte:

http://dawn.jpl.nasa.gov/multimedia/imageoftheday/image.asp?date=20120608

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .