fbpx

Imagem da Sonda Dawn Mostra Boa Parte do Hemisfério Norte de Vesta Mergulhado numa Vasta Sombra

Essa imagem feita com a câmera de enquadramento da sonda Dawn da NASA mostra uma região do asteroide Vesta dominada por uma vasta sombra no hemisfério norte do asteroide. Quase um terço superior do hemisfério norte de Vesta se encontra na sombra atualmente. Isso acontece porque essa parte do Vesta está atualmente inclinada para o lado oposto do Sol, fazendo com que a estação do ano nessa parte seja o inverno. Na Terra acontece a mesma coisa quando os polos norte e sul ficam na escuridão contínua durante o inverno, isso acontece pois um dos hemisférios está voltado para o lado oposto do Sol. Atualmente a iluminação do Sol está gradativamente avançado em direção ao polo norte do asteroide Vesta pois o asteroide está caminhando para a primavera. Os anéis de muitas crateras são visíveis nessa imagem mas para que mais informação científica seja obtida, é necessário esperar até que o Sol ilumine essa região do Vesta. No momento em que a sonda Dawn, deixar o asteroide Vesta, o polo norte do asteroide estará iluminado.

A imagem acima mostra uma área do Vesta localizada no Quadrante Caparronia no hemisfério norte do asteroide. A sonda Dawn da NASA obteve essa imagem com a sua câmera de enquadramento e com o filtro limpo no dia 23 de Março de 2012. Quando a sonda Dawn obteve essa imagem a sua distância até a superfície do planeta era de 230 quilômetros e a resolução da imagem é de 21 metros por pixel. Essa imagem foi adquirida durante a fase LAMO, ou seja, Low Altitude Mapping Orbit, da missão da sonda Dawn em Vesta.

Fonte:

http://dawn.jpl.nasa.gov/multimedia/imageoftheday/image.asp?date=20120611

 

 

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .