fbpx

Imagem da Sonda Cassini Mostra o Alargamento das Sombras Geradas Pelos Anéis de Saturno no Hemisfério Sul do Planeta Com o Avanço das Estações

A sonda Cassini da NASA observa o planeta Saturno enquanto as sombras de seus anéis se tornam cada vez mais largas na parte sul do planeta à medida que as estações do ano progridem do equinócio de Agosto de 2009 de Saturno.

Em Saturno quando as estações mudam, uma característica marcante é a mudança nas sombras projetadas pelos anéis, pois o ângulo com relação ao Sol se altera e essas sombras podem se tornar mais largas ou mais estreitas dependendo da iluminação. Durante o equinócio no planeta, os anéis projetam uma sombra bem fina no equador de Saturno e a partir do equinócio essas sombras se alargam para norte ou para sul. Enquanto que a imagem acima mostra o efeito no hemisfério sul, a imagem abaixo mostra esse efeito no hemisfério norte.

A imagem acima, foi feita com a sonda olhando na direção norte, para o lado iluminado pelo Sol dos anéis estando somente um pouco acima do plano dos anéis.

A imagem foi feita com a câmera WAC da sonda Cassini no dia 22 de Agosto de 2011, usando um filtro espectral sensível ao comprimento de onda do infravermelho próximo centrado em 939 nanômetros. A imagem foi adquirida a uma distância de aproximadamente 405000 quilômetros de Saturno e o conjunto, Sol-Saturno-Cassini estava em fase formando um ângulo de 140 graus. A escala da imagem é de 21 quilômetros por pixel.

Fonte:

http://photojournal.jpl.nasa.gov/catalog/PIA14576

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.