fbpx

Imagem da Sonda Cassini Mostra Anéis de Saturno Escondendo o Satélite Mimas


O apagado, e não iluminado lado dos anéis de Saturno nessa imagem esconde um segredo. O brilhante satélite Mimas, com seus 397 quilômetros de diâmetro pode ser visto aparecendo por detrás dos anéis abaixo do centro da imagem.

As brilhantes feições na cena acima, incluindo o Anel F juntamente com a periferia dos anéis, são regiões onde as pequenas partículas de poeira espalham a luz em direção à câmera da sonda Cassini. Esse fenômeno só pode ser visto em ângulos de fase muito grandes, ou seja, quando o ângulo entre o Sol – os anéis – Cassini se aproxima dos 180 graus.

A imagem acima foi feita através da luz visível verde utilizando a câmera NAC, ou câmera de ângulo estreito da Cassini, no dia 3 de Maio de 2006, a uma distância aproximada de 2.2 milhões de quilômetros de Mimas e o ângulo de fase entre o conjunto era de 161 graus. A escala da imagem acima é de 13 quilômetros por pixel.

Fonte:

http://dailyrings.org/2011-09-10/


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .