fbpx
24 de fevereiro de 2024

Imagem da NASA Relembra o Lançamento do Telescópio Kepler Especialista Em Encontrar Exoplanetas


A imagem acima mostra a Base de Lançamento 17-B na Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral na Flórida onde um foguete United Launch Alliance Delta II carregando a sonda Kepler da NASA decola através da imensa nuvem de fumaça gerada pelo seu motor. Essa decolagem aconteceu às 10:49 p.m. hora do leste, no dia 6 de Março de 2009.

O Kepler é um telescópio espacial desenhado para pesquisar a região próxima da nossa galáxia atrás de planetas do tamanho da Terra que orbitem a chamada zona habitável de estrelas parecidas com o Sol. A zona habitável é a região ao redor de uma estrela onde as temperaturas permitem que a água em estado líquido exista na superfície de possíveis planetas. O desafio do Kepler é observar um grande número de estrelas para que possa estimar estatisticamente o número total de planetas do tamanho da Terra orbitando a estrela em sua zona habitável. O Kepler irá pesquisar mais de 100000 estrelas na nossa galáxia.

Fonte:

http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_2123.html



Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo