fbpx

Imagem da HiRISE Mostra Miriópode em Marte? Não São Só Dunas


Observações feitas pela câmera HiRISE como essa são usadas para ajudar na classificação e na estimativa volumétrica das dunas de Marte, dados esses que alimentam a base de dados globais de dunas do USGS.

As dunas de areia estão entre as feições eólicas mais marcantes presentes em Marte. A distribuição espacial e a morfologia das dunas são sensíveis à sutis desvios nos padrões de circulação dos ventos e também na intensidade dos ventos. Elas fornecem pistas sobre a história sedimentar do terreno ao redor.

O que é fascinante sobre essa imagem é que as cadeias correm ao longo do comprimento das dunas, criando a espetacular ilusão de estarmos olhando para um animal miriópode. Esse é um bom exemplo do que é chamado de pareidolia, onde nós vimos coisas que realmente não estão ali.

Felizmente, o poder de resolução da câmera HiRISE, como pode ser visto nos detalhes mostrados acima,  nos ajuda a ver essas formações em grande detalhe para sabermos então que que estamos vendo são impressivas formações de cadeias em Marte e não insetos.

Fonte:

http://hirise.lpl.arizona.edu/ESP_023829_1350


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .