Imagem Colaborativa de Três Astrofotógrafos Mostra de Maneira Espetacular a IC1396

ic1396_01

observatory_150105A região de formação de estrelas IC1396 está localizada próxima da Terra, a apenas 3000 anos-luz de distância. Apesar da distância de nós seria necessário o diâmetro de seis luas cheias para cobrir o diâmetro aparente dessa região. A nuvem de gás está ionizada por uma estrela tripla azul, localizada no centro da imagem e conhecida como HD 206267. O glóbulo escuro IC1396A, comumente conhecido como Tromba de Elefante, se estende para cima através do centro da imagem acima.

Essa imagem com cores falsas mostra o gás hidrogênio é em vermelho e oxigênio em azul. Um canal verde sintético foi gerado pela combinação de duas outras cores com o objetivo de gerar assim a imagem final acima. Essa imagem tem um aspecto muito interessante, ela é o resultado da colaboração de três astrofotógrafos. O tempo de exposição total integrado foi de mais de 50 horas usando uma grande variedade de equipamentos e instrumentos.

Essa região é muito interessante, muito fotografada e estudada. Para vocês terem uma ideia, existe até um tumblr só para esse objeto, que pode ser acessado em: http://www.tumblr.com/tagged/ic1396 . Outra imagem interessante sobre o mesmo objeto pode ser vista abaixo, embora esteja invertida com relação a imagem acima. Essa imagem abaixo foi feita com o filtro H-alpha usando um equipamento FLI Proline 16803 Zeiss com lente de 300 mm FLI 7.5 mm. O tempo de exposição para a obtenção da imagem abaixo foi de 180 minutos.

ic1396_02

Fonte:

www.facebook.com/Dark-Matter

alma_modificado_rodape105

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo