Ilha Qeshm: A Joia do Golfo Pérsico é Fotografada Pelo Satélite Envisat

Essa imagem do Envisat mostra a maior ilha do Golfo Pérsico: a Ilha Qeshm do Irã.

Essa ilha longa e fina localiza-se a alguns quilômetros da costa iraniana próximo ao estreito de Hormuz, que separa o Golfo Pérsico a oeste e o Golfo de Omã a sudeste.

Na sua parte mais estreita o Estreito de Hormuz tem apenas 54 km de largura. Contudo esse estreito representa uma das passagens mais importante estrategicamente  no mundo, pois ele é a única rota para o oceano aberto do Golfo Pérsico. Aproximadamente 17 milhões de barris de petróleo são transportados por essa passagem todos os dias.

Apesar de estar localizada numa rota de navios muito movimentada a Ilha Qeshm abriga uma a Reserva de Biosfera Hara, a maior floresta localizada ao longo da costa do Golfo Pérsico.

Essa rede de passagens de água rasa e florestas podem ser claramente observadas na imagem, entre a Ilha Qeshm e o continente. A flora marinha atrai muitas espécies de pássaros migratórios, tartarugas, cobras do mar, insetos, sapos e mamíferos.

A Ilha Qeshm tem aproximadamente 14 km de comprimento e 11 km de largura e é cercada por recifes de corais. No interior da ilha montanhas de baixo relevo montam as camadas sedimentares que cobrem grande parte da superfície.

A imagem foi criada pela combinação de três imagens de radar do Envisat de 2009 (7 de Maio, 29 de Outubro e 3 de Dezembro), feitas na mesma área. As cores são o resultado de mudanças que ocorreram na superfície nesse período de tempo entre as aquisições.

Fonte:

http://www.esa.int/esaEO/SEMN9D037PG_index_0.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.