fbpx

Hubble Observa Um Choque de Titãs no Universo

A imagem acima feita pelo Telescópio Espacial Hubble mostra uma gigantesca colisão cósmica. A imagem mostra o par de galáxias conhecido como IC 1623, que se localiza a cerca de 275 milhões de anos-luz de distância da Terra, na constelação de Cetus. As duas galáxias estão no estágio final do processo de fusão, e os astrônomos esperam um poderoso fluxo de gás que irá dar ignição a um grande processo de formação de estrelas na galáxia resultante da fusão.

Esse par de galáxias em interação é um alvo familiar. O Hubble mesmo já tinha fotografado o par em 2008, usando dois filtros nos comprimentos de onda da luz visível e do infravermelho com a Advanced Camera for Surveys. Essa nova imagem incorpora dados obtidos pela Wide Field Camera 3, e combina as observações feitas com 8 filtros desde o infravermelho até o ultravioleta, e com isso é possível revelar detalhes bem interessante da IC 1623. Futuras observações desse par de galáxias poderão ser feitas com o Telescópio Espacial James Webb, e como ele observará no infravermelho será possível entender melhor como se decorre o violento processo de formação de estrelas em ambientes parecidos com o IC 1623.

Crédito:

ESA/Hubble & NASA, R. Chandar

Fonte:

https://esahubble.org/images/potw2125a/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .