fbpx

Hubble Fotografa Bolha de Gás no Espaço Gerada Por Uma Explosão de Supernova


Uma delicada esfera de gás, fotografada pelo Telescópio Espacial Hubble da NASA, flutua serenamente nas profundezas do espaço. A concha, ou bolha é o resultado do gás que está recebendo o choque da onda que se expande a partir de uma supernova. Chamada de SNR 0509-67.5, ou apenas SNR 0509, a bolha é a parte remanescente visível de uma poderosa explosão ocorrida na Grande Nuvem de Magalhães, uma pequena galáxia localizada a apenas 160000 anos-luz de distância da Terra. Ondas na superfície da concha podem ser causadas por súbitas variações na densidade do gás interestelar ambiente ou possivelmente dirigida do interior por pedaços de material ejetado. A concha em forma de bolha tem 23 anos-luz de diâmetro e se expande a mais de 5000 quilômetros por segundo.

A Advanced Camera for Surveys do Hubble observou a remanescente da supernova em 28 de Outubro de 2006, com um filtro que isolava a luz vinda do hidrogênio brilhante visto na concha em expansão. Essas observações foram então combinadas com imagens feitas na luz visível do campo estelar ao redor que foi fotografado pela Wide Field Camera 3 do Hubble em 4 de Novembro de 2010.

Fonte:

http://hubblesite.org/newscenter/archive/releases/2010/27/


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .