O Grupo de Manchas Solares 1429 e o Distante Sol

O que aparece na frente do disco do Sol nessa imagem? Nas últimas duas semanas, uma das regiões de mancha solar mais energética dos anos recentes cruzou a face do Sol. A Região Ativa 1429, visível acima como um grupo de manchas escuras na parte superior direita do Sol, gerou algumas flares solares e ejeções de massa coronal desde que surgiu da borda do Sol a quase um mês atrás. Partículas velozes geradas dessas explosões solares impactaram com a Terra e foram responsáveis por belas e coloridas auroras observadas nas últimas duas semanas. Além do Sol, na imagem acima é possível ver a pitoresca imagem em primeiro plano que mostra árvores e pássaros de uma localidade próxima a Merida, na Espanha, onde a imagem foi feita a aproximadamente uma semana atrás. Embora a AR 1429 continue a rotacionar para a direita e logo entrará no limbo solar, como vista da Terra, o monitoramento da região continuará sendo feito pelos satélites AHEAD que orbitam o Sol de posições privilegiadas permitindo um monitoramento constante da atividade da nossa estrela mais próxima.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap120319.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.